segunda-feira, 28 de março de 2011

Importância da Imagem pessoal - Visagismo

Linguagem e comunicação 

O universo do visagismo abrange um leque muito grande de informações que o profissional precisa saber e interagir com o cliente e melhor atende-los (tanto o profissional como o cliente, ambos tem de estar satisfeitos). Quanto maior for a quantidade de informações armazenada, mais argumentos e suporte psíquico o profissional terá para desenvolver seu trabalho, porém estas informações não se atem apenas no universo que envolve a beleza (corte, química, pigmentação, penteados, estética, etc.), mas tudo que está acontecendo ao seu redor, no mundo, atualizar-se sempre, como profissional e como cidadão conhecedor da situação em que vive.

O conhecimento detém o poder, mas o conhecimento sem comunicação não vale de nada a ninguém.

 
Percebemos que a comunicação faz parte da vida de todos os seres, e em cada nicho, cada ambiente ou região desenvolve-se tipos de linguagens próprios.  Um bom exemplo é a família. Os filhos conhecem os olhares dos pais, como proceder em determinadas situações, formas de agir, um toque, gestos que só aquele núcleo vai entender, porque desenvolveram uma linguagem entre si.
Na escola, as crianças e os jovens estão sempre mudando a forma de comunicação entre eles, se o professor não estiver atento à essas mudanças, fica para trás e não consegue acessar o grupo. O prejuízo de ambas as partes.

Há o meio de comunicação de massa, que atinge um grande números de pessoas de uma só vez,  a TV, o rádio e a Internet, dentre outros. Por quê a mídia influencia tanto as pessoas? Porque ela utiliza o tipo de linguagem certa para cada grupo a ser atingido. O mercado da beleza está  em alta e a nosso favor, porque mexe com a vaidade humana, com a base da  auto estima.

Por isso que o profissional tem que se atualizar, se informar. O mundo está em constante movimento, as pessoas desenvolvem várias atividades ao mesmo tempo, principalmente os jovens, que estudam, ouvem música e conversam no MSN ao mesmo tempo, se nós não acompanharmos este movimento ficamos cada vez mais atrás.
Pesquisar e entender o comportamento das pessoas  e a importância da diversidade, nos faz crescer não só profissionalmente, mas também como pessoas únicas e reflexivas. 

O profissional inovador, avalia o perfil do  cliente desde a hora que ele chega na recepção até a última escovada,  lê as expressões do rosto, identifica se está satisfeito ou não, e não tem medo de dar opções de mudança sem constrangimento, porque transmite segurança.

Quando a pessoa entra num salão de beleza, a palavra já expõe o que estão buscando, “beleza”, e o padrão de beleza é diferente para cada um. O profissional tem de ser sensível a ponto de captar tal padrão de beleza de cada cliente. E como atingir este ponto de sensibilidade? Aprendendo a olhar e ouvir. É o cliente que vai nos fornecer dados importantes para desenvolver um trabalho satisfatório, portanto, escutá-lo e observa-lo é fundamental.

Um comentário: